Aprender uma nova habilidade não precisa tomar todo o seu tempo em uma agenda já cheia. Ficou para trás o tempo de passar horas lendo livros ou gastando muito dinheiro com cursos caros. O futuro do desenvolvimento de habilidades em 2025 é simples, acessível, flexível, movido por inteligência artificial e jogos, e adaptável às preferências de aprendizado individuais.
Acredite ou não, você pode fazer progressos reais dedicando apenas 15 minutos por dia – um tempo que você certamente encontrará durante o intervalo, no almoço, no trajeto para algum lugar, de manhã ou à noite, quando a casa estiver tranquila.
Se você disser a si mesmo que vai reservar algumas horas por semana para aprimorar suas habilidades ou estudar algo novo, seu cérebro pode se sentir sobrecarregado e isso pode não ser realista, considerando a correria da vida pessoal e profissional.
Mas se você conseguir reduzir o tempo gasto nas redes sociais, assistindo TV ou em outras atividades menos importantes e direcionar essa energia e tempo para o seu desenvolvimento profissional, começará a ver resultados reais em sua vida e colherá benefícios (inclusive financeiros) em sua carreira.
O tempo é um recurso valioso. Mesmo que seja apenas um quarto de hora, é melhor do que não dedicar tempo nenhum ao seu crescimento profissional. Veja aplicativos que podem te ajudar a desenvolver novas habilidades em poucos minutos de estudo por dia.
Duolingo – ensina mais de 30 idiomas (e até música);
Skillshare – oferece cursos online (como design, fotografia e artes) para profissionais criativos;
Elevate – app de treino cerebral que usa jogos para fortalecer habilidades cognitivas, como memória e foco;
Blinkist – oferece guias em formato de audiobooks e resumos de livros de não-ficção de forma fácil de entender;
Headway – outro app popular de resumos de livros de não-ficção que sintetiza os pontos principais em poucos minutos;
Masterclass – você pode assistir a aulas curtas ministradas por especialistas de diversas áreas e celebridades, sobre tópicos variados como atuação, liderança empresarial, escrita, saúde e bem-estar;
LinkedIn Learning – aprenda habilidades de negócios, tecnologia e criatividade com especialistas da indústria e influenciadores do LinkedIn, por meio de aulas curtas em vídeo.
Muitos dos apps listados acima oferecem testes gratuitos, e outros têm opções de upgrade pago ou exigem pagamento de assinatura ou adesão para acessar os cursos e completá-los.
As mudanças do mercado de trabalho acontecem em um ritmo sem precedentes. Os profissionais que querem se destacar devem buscar aprendizado constante.
Se esse é o seu caso, participe de eventos de networking e conferências da sua área sempre que possível, e expanda sua rede online e suas redes sociais de forma estratégica, seguindo e se conectando apenas com pessoas que possam agregar valor à sua carreira de alguma forma.
Estabeleça metas de aprendizado para este ano e avalie seu progresso a cada mês. Você pode até compartilhar essa jornada no LinkedIn para inspirar outras pessoas e também se manter responsável por seguir em frente.
Você também pode conversar com seu chefe e perguntar sobre recursos recomendados no centro de aprendizado e desenvolvimento do departamento de RH.
Os sete apps acima utilizam diferentes meios para ensinar novas habilidades, desde jogos, tutoriais em vídeo e infográficos. Você pode aprender qualquer coisa, desde um novo idioma até habilidades cognitivas como resolução de problemas, gestão de tempo e técnicas, como inteligência artificial.
Fonte: Forbes