Ao longo de sua carreira, Scott Deming, palestrante que há mais de 30 anos se especializa em liderança, branding e experiência do consumidor, treinou diversos aspirantes a palestrantes profissionais e executivos, orientando-os a se tornarem não apenas melhores comunicadores, mas também apresentadores convincentes.
De acordo com o especialista, seja apresentando uma ideia a membros do conselho, liderando uma reunião de equipe ou cativando um público em conferências do setor, o poder de comunicar com paixão e precisão é fundamental.
“E por precisão quero dizer muito mais do que apenas cobrir marcadores. Trata-se de atingir aqueles pontos cruciais e com grande carga emocional que realmente conectam seu público”, destaca em artigo escrito para a Entrepreneur.
Melhorar as habilidades de apresentação é um processo contínuo que pode aumentar significativamente a eficácia e a capacidade de um líder de atingir os objetivos organizacionais. Aqui estão, segundo Deming, sete passos a serem seguidos por aqueles que desejam aprimorar sua oratória e ter mais sucesso na carreira.
“Comece pesquisando e entendendo seu público. Quais são seus interesses, desafios e expectativas? Adaptar sua mensagem às necessidades e perspectivas do público aumenta o envolvimento e o impacto”.
“Conheça o seu material por dentro e por fora. Isso não significa memorizar sua apresentação palavra por palavra, mas estar confortável com o conteúdo para que você possa se adaptar rapidamente, responder perguntas e participar de um diálogo significativo”.
“Se possível, pratique sua apresentação várias vezes em vários ambientes. Isso pode incluir praticar na frente de um espelho, com um amigo ou colega de confiança, ou gravar a si mesmo para avaliar seu desempenho. O objetivo é ficar confortável com sua apresentação e refinar seu ritmo, tom e linguagem corporal”.
“Incorpore a narrativa em suas apresentações. As histórias são ferramentas poderosas para tornar informações complexas compreensíveis e memoráveis. Use anedotas pessoais ou cenários hipotéticos que correspondam às experiências do seu público”.
“Preste atenção à sua linguagem corporal, contato visual e uso do espaço. Dicas não-verbais podem reforçar sua mensagem ou, se não forem bem gerenciadas, desviar a atenção dela. Certifique-se de que sua postura seja confiante, que seus gestos sejam intencionais e que você mantenha contato visual com o público para construir uma conexão”.
“Aprenda técnicas para gerenciar a ansiedade e a energia nervosa. Isso pode incluir exercícios de respiração profunda, visualização positiva ou uma rotina de pré-apresentação que ajuda você a se concentrar. Reconheça que algum nervosismo é natural e pode ser canalizado em energia dinâmica que melhora a sua apresentação”.
“Após cada apresentação, busque feedback construtivo de colegas, mentores ou membros do público. Reflita sobre o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado. Considere trabalhar com um coach ou ingressar em organizações para obter insights e praticar em um ambiente de apoio”.