De acordo com pesquisa realizada pela Gallup, 57% dos trabalhadores americanos e canadenses relatam que se sentem estressados diariamente, com uma ansiedade que interfere na sua capacidade de se envolverem em suas funções e de trabalharem de forma eficaz.
Felizmente, segundo o autor Peter Economy, existem algumas ferramentas muito eficazes disponíveis para reduzir o estresse e a ansiedade. A regra 3-3-3, por exemplo, permite que as pessoas se desestressem e encontrem o equilíbrio necessário para contribuir com seus melhores esforços, dentro e fora do trabalho.
Em artigo escrito para a Inc., o especialista detalhou o funcionamento desta técnica, que, em cinco minutos, pode fazer uma grande diferença na vida de pessoas ansiosas.
Quando o estresse e a ansiedade começarem a dar seus sinais, é preciso encontrar um espaço tranquilo onde seja possível afastar da agitação e ficar de pé ou sentar-se confortavelmente. A ideia é se afastar das distrações, o que inclui smartphones e colegas de trabalho.
Depois de ficar confortável, é hora de olhar redor e identificar três coisas próximas que podem ser vistas, concentrando-se nessas três coisas – uma de cada vez – e observando atentamente seus detalhes.
Uma coisa pode ser uma mancha de tinta na parede, a segunda pode ser uma trilha de formigas cruzando o chão e a terceira pode ser uma persiana movendo-se suavemente com a brisa.
Depois de identificar e observar três coisas que podem ser vistas, o mesmo deve ser feito com três coisas que podem ser ouvidas, concentrando a atenção em cada um desses três sons – um de cada vez – e estudando-os cuidadosamente.
Uma coisa pode ser o barulho surdo de uma rodovia distante, a segunda pode ser um aspirador de pó no escritório ao lado e a terceira pode ser a abertura e o fechamento de um conjunto de portas de elevador.
Em seguida, é preciso mover atenção das coisas que podem ser vistas e ouvidas para todo o corpo, escolhendo três coisas que podem ser sentidas e concentrando-se nelas, uma de cada vez. A primeira pode ser uma dor de cabeça que foi sentida durante toda a manhã, a segunda pode ser o cansaço por causa de uma noite mal dormida e a terceira uma coceira persistente no tornozelo.
Uma vez que o ciclo de ver, ouvir e sentir tenha sido completado, é hora de repeti-lo mais duas vezes. A cada ciclo, será possível sentir a ansiedade se dissipando.
Depois de completar os três ciclos de visão, audição e sentimento, é preciso respirar fundo várias vezes, inspirando lentamente pelo nariz e sentindo o ar entrar no corpo para, em seguida, segurar o ar nos pulmões por um momento e depois expirar suavemente enquanto ele sai do corpo. A esta altura, a ansiedade já deveria ser coisa do passado.
Por fim, se faz necessária uma auto verificação, comparando os sentimentos atuais com os antigos. Se a ansiedade tiver diminuído, o que é provável, basta que o novo estado de espírito seja aproveitado. Se ela persistir, no entanto, é preciso tentar novamente.
Fonte: Administradores