Você sabe o que é microlearning? O termo vem ganhando protagonismo na educação nos últimos tempos. Não é para menos. Isso se deve tanto ao ritmo acelerado dos avanços da tecnologia como ao estilo de vida do mundo contemporâneo.
Seja como for, uma coisa é certa: as pessoas têm cada vez menos tempo disponível para adquirir novos conhecimentos. É justamente aí que a estratégia do microlearning ganha força como um modelo capaz de otimizar as práticas de ensino.
Pílulas de conhecimento
Afinal, microlearning (ou microaprendizado, numa tradução livre do inglês) nada mais é do que a utilização de vídeos curtos no processo de aprendizagem.
Conceitualmente, esses pequenos vídeos devem ter entre 3 e 5 minutos de duração para que sejam enquadrados na definição. Além disso, é claro, precisam transmitir algum tipo de conhecimento para que possam ser usados pelos educadores.
Não por coincidência, o microlearning pode ser definido como “pílulas de conhecimento” disponibilizadas aos alunos para melhor aproveitamento dos conteúdos de aprendizado.
Trata-se, então, de uma forma de ensino online de curta duração, de fácil entendimento e focada em um o objetivo. Cada peça se basta por si mesma, embora vários vídeos possam ser produzidos em torno de um conteúdo macro.
Metodologia surgiu na educação corporativa
O microlearning é aplicado em várias áreas da educação, como a educação corporativa.
O modelo do microlearning surgiu como uma alternativa na educação corporativa, levando em conta o pouco tempo disponível para a capacitação dos funcionários. Foi bastante utilizado em atividades de treinamento ou mesmo nos processos de integração de novos funcionários das empresas.
Mas, ao longo do tempo, os benefícios da metodologia fizeram com que ela fosse estendida aos processos em geral da educação a distância.
Benefícios da utilização do microlearning
Hoje em dia, os professores on-line estão competindo pela atenção dos alunos o tempo todo. Eles precisam reter o interesse dos estudantes em meio à enxurrada de informações que transitam pelas redes sociais e pela internet como um todo.
Neste cenário, não é admirar que os vídeos curtos representem uma forma eficiente de atrair a atenção dos estudantes, justamente pela capacidade do formato de transmitir os conteúdos de maneira simples e direta.
Sem dúvida, os vídeos de curta duração trazem uma dinâmica ágil e de fácil assimilação pelos alunos. Com isso, o microlearning tende a aumentar o engajamento da classe.
Conveniência e flexibilidade
Além disso, os conteúdos transmitidos através de microlearning podem ser aplicados de diferentes formas e com diferentes objetivos.
Uma das formas de utilização é a postagem dos vídeos curtos nas redes sociais. Neste caso, é aconselhável escolher um tema relevante e incentivar desde cedo o compartilhamento do conteúdo.
Outra possibilidade é gravar pequenas videoaulas para com o objetivo de fortalecer conteúdos previamente identificados como críticos no processo de aprendizado. Essas aulas de curta duração podem ficar acessíveis aos estudantes na própria plataforma de EaD.
Veja outras aplicações do microlearning na EaD
Enfim, os benefícios são inúmeros e não é mais possível pensar em metodologias de aprendizagem que não incorporem as tecnologias disponíveis e as utilizem da melhor maneira possível, buscando sempre adaptá-las ao modo de vida contemporâneo.
Neste sentido, o microlearning é uma das ferramentas imbatíveis na otimização dos processos de transmissão de conteúdo através da EaD.
Fonte: Desafios da Educação