O mundo nunca viu mudanças tão rápidas. Costumes, processos de trabalho, modelos de produção e até as relações pessoais estão evoluindo em um ritmo frenético. Para sobreviver e se destacar neste mundo em permanente transformação, a capacidade de aprender constantemente – até o final da vida – é indispensável.
É com essa proposta que surgiu o lifelong learning. Traduzido como aprendizagem ao longo da vida ou educação continuada, o termo se refere à necessidade dos indivíduos de continuar estudando e se desenvolvendo. O conceito parte do princípio de que o modelo tradicional de educação não é mais suficiente para preparar as pessoas, mantê-las atualizadas, competitivas e produtivas.
Uma maneira de aplicar o lifelong learning é por meio das tecnologias educacionais. A seguir, o Desafios da Educação aborda as vantagens desse método.
Tecnologias educacionais e lifelong learning
As tecnologias educacionais são fundamentais para tornar o lifelong learning mais acessível. Isso porque elas promovem soluções e metodologias de acesso fácil que permitem ao colaborador escolher o que, quando e como quer aprender.
Um dos grandes aliados da educação continuada é o dispositivo móvel, que faz o ensino, antes restrito ao ambiente da sala de aula, ganhar novas possibilidades e espaços por meio da aprendizagem digital. É importante ressaltar também que a interação feita na internet permite uma educação a distância (EaD) mais dinâmica, que investe em novas formas de aquisição de conhecimento.
Essa conexão ultrapassa a relação professor-aluno e se estabelecem na troca de experiências e aprendizado colaborativo — princípios fundamentais do lifelong learning. Mas, para proporcionar uma boa jornada de aprendizagem, as instituições de ensino superior (IES) precisam fornecer mais ferramentas que ajudem os seus alunos a atualizarem suas carreiras.
O LXP (sigla para Learning Experience Platform ou Plataforma de Experiência de Aprendizagem) é uma das principais tecnologias que vem ao encontro dessa necessidade. O principal ganho é a liberdade do estudante, que faz escolhas a partir de sua projeção de carreira. Esse protagonismo estimula a educação e a atualização contínua.
A Plataforma A, inclusive, desenvolveu um LXP que se assemelha a um campus virtual. Todas as soluções de conteúdo e tecnológicas se conectam e proporcionam uma interação fluida por parte dos alunos e facilitada para professores.
As vantagens
As tecnologias educacionais fornecem soluções avançadas para complementar os métodos tradicionais e, ao mesmo tempo, aumentar o processo de aprendizagem. Elas permitem ainda que os indivíduos busquem seus interesses, aprimorem suas habilidades e se adaptem às demandas em constante mudança da força de trabalho.
Confira, a seguir, as principais vantagens de utilizar tecnologias educacionais no lifelong learning.
Acessibilidade e equidade
Tecnologias educacionais têm o potencial de democratizar e tornar a educação mais acessível aos indivíduos, independentemente da sua localização, origem socioeconômica ou limitações físicas.
Plataformas de aprendizagem online e recursos digitais expandiram o alcance da educação para áreas remotas. Quebrar barreiras geográficas permite que os indivíduos aprendam a qualquer hora, em qualquer lugar e em seu próprio ritmo.
Personalização
Ferramentas digitais ajudam a personalizar a experiência de aprendizagem, fornecendo aos alunos conteúdos personalizados com suas necessidades. Tecnologias adaptativas podem modificar o ensino para atender aos interesses individuais, estilos de aprendizagem e progresso dos alunos. Essa abordagem personalizada aumenta o envolvimento, a motivação e os resultados de aprendizagem.
Aprendizagem contínua
No mundo em rápida evolução de hoje, a capacidade de aprender continuamente e se adaptar a novas competências é fundamental para o sucesso. Tecnologias educacionais permitem que os indivíduos busquem a aprendizagem ao longo da vida, garantindo que os alunos fiquem atualizados sobre as tendências, adquiram novas habilidades e progridam em suas carreiras.
Ao focar na educação baseada em habilidades e ao mesmo tempo promover oportunidades de networking e colaboração, o lifelong learning contribui para uma aprendizagem imersiva e contínua. Esses metódos capacitam os profissionais a se adaptarem às demandas que estão em constante mudança.
Aplicações do mundo real
Utilizar tecnologias educacionais no lifelong learning faz com que o conhecimento teórico e as aplicações do mundo real se unifiquem. Isso porque os alunos têm oportunidades para aplicar suas habilidades e resolver problemas em contextos práticos, tornando a aprendizagem mais significativa, envolvente e relevante.
Dessa forma, eles ficam mais aptos a superar os desafios que encontrarão em suas carreiras e vidas pessoais, promovendo o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a adaptabilidade.
Fonte: Desafios da Educação