Fundanews

Como treinar seu cérebro para abraçar a mudança

Written by Redação | Jul 1, 2024 2:27:00 PM

Mudanças são uma constante inevitável em nossas vidas e carreiras, mas muitas vezes nos sentimos desconfortáveis ao enfrentá-las. Em um artigo da Fast Company, Stephanie Vozza destaca estratégias práticas para treinar seu cérebro a abraçar mudanças, transformando incertezas em oportunidades de crescimento e inovação.

O paradoxo da mudança

Frederik Pferdt, fundador do Google Innovation Lab, explica que, embora sejamos produtos da mudança, temos uma resistência natural a ela devido ao nosso viés de negatividade, uma mecanismo de sobrevivência. Para superar essa resistência, Pferdt sugere três abordagens: ignorar a mudança, resistir a ela ou abraçá-la e fazer com que funcione a nosso favor​​.

“Você não pode evitar o que vem a seguir, mas se ignorar ou resistir, então seu futuro acontecerá com você. Ao abraçar a mudança e fazer com que ela funcione para você, você será mais otimista e verá a mudança como uma oportunidade que abre a porta para muitas possibilidades e futuros possíveis”, comenta​​.

Adote uma mentalidade voltada para o futuro

Muitas pessoas têm uma visão equivocada do futuro como algo distante e incontrolável. Pferdt enfatiza que nossas ações e escolhas atuais determinam o que acontecerá a seguir, incentivando uma “mentalidade pronta para o futuro”.

“Com cada decisão e escolha que você faz a cada momento, você literalmente decide seu futuro. As pessoas têm o poder de moldar o que está por vir”​​, destaca.

Exercícios para abraçar a mudança

1. Desafio de mudança

Identifique uma tarefa rotineira e faça uma pequena mudança diariamente. Reflita sobre como essa mudança fez você se sentir e como você se adaptou. Gradualmente, aumente a complexidade das mudanças para construir adaptabilidade e reduzir a resistência à mudança.

2. Meditação consciente

Pratique a meditação para aumentar a conscientização sobre as mudanças que ocorrem ao seu redor. Durante um momento de silêncio, reconheça que “tudo está mudando” e desenvolva uma consciência sobre emoções e pensamentos que evoluem no momento.

3. Foco no controle

Concentre-se nas coisas que você pode controlar, especialmente em tempos de mudança significativa. Adotar práticas que ajudem a conectar-se com e regular seu estado emocional pode desenvolver uma sensação mais profunda de força e resiliência.

O risco do status quo

Nos apegarmos à certeza pode ser natural, mas também vem com desvantagens significativas. Se não treinarmos nosso cérebro para esperar o inesperado e abraçar a mudança, corremos o risco de viver uma vida determinada por outras pessoas, em vez de escolhermos nosso próprio caminho.

Abraçar a mudança não é fácil, mas é essencial para o crescimento pessoal e profissional. Ao adotar uma mentalidade voltada para o futuro, praticar a meditação consciente e focar no que podemos controlar, podemos transformar a mudança de uma fonte de ansiedade em uma oportunidade para crescimento e inovação. 

Treinar nosso cérebro para ver a mudança como uma oportunidade nos prepara melhor para os desafios e incertezas da vida e do trabalho.

Fonte: Administradores