A maioria dos aspirantes a novos proprietários de empreendimentos acredita que sua ideia e inspiração iniciais exigem o pensamento criativo mais importante. Profissionais de negócios experientes dirão que a ideia inicial é a parte fácil, e é a implementação posterior e o marketing empresarial competitivo que são os verdadeiros desafios criativos.
Existe, neste contexto, um equilíbrio difícil de alcançar, explica Marty Zwilling, fundador e CEO da Startup Professionals, companhia especializada em fornecer produtos e serviços para fundadores de startups e proprietários de pequenas empresas, uma vez que grande parte do processo de abertura e administração de um negócio requer pensamento analítico e lógico.
“A nossa educação e treino para associar logicamente conceitos relacionados reduz a nossa capacidade de adicionar o lado criativo, embora todos tenhamos nascido sem esse preconceito. Talvez seja por isso que “pensar fora da caixa” seja tão raro”, comenta o especialista.
Em artigo escrito para a Inc., Zwilling listou, com base no livro Creative Thinking, de Michael Michalko, seis formas de aumentar seu potencial criativo e inovador no trabalho.
“Por causa dos hábitos e rotinas aprendidos, as novas ideias são semelhantes às antigas. Os pensadores criativos obtêm resultados combinando assuntos diferentes, como investidores e concorrentes. Acho que as empresas que procuram financiamento muitas vezes nunca pensam em pedir parceiros estratégicos, em vez de apenas investidores de risco”.
“Noções estereotipadas bloqueiam a visão clara e impedem a imaginação. Às vezes é útil imaginar abordagens contraditórias ou trabalhar com opostos. Muitas empresas descobriram que aumentar o preço de um produto para lhe conferir status pode conquistar mais clientes do que uma guerra de preços”.
“Todos nós precisamos de formas de desestruturar a nossa imaginação para explorar os limites exteriores das alternativas, para que possamos ir além das soluções típicas. Nos negócios, isso pode ser tão simples quanto substituir uma linha de produtos que ainda é lucrativa ou um novo empreendimento fazer uma oferta pública de aquisição de uma grande empresa. Pessoas criativas do Facebook provavelmente estão trabalhando nisso agora”.
“A intenção consegue trazer à nossa consciência aquelas coisas que nosso cérebro considera importantes. Uma maneira de estimular a criatividade é gerar consciência do que você deseja realizar. Se você estudar a patente de um clique da Amazon por tempo suficiente, provavelmente encontrará algo que vale a pena patentear”.
“Muitos profissionais de negócios concentram-se nas deficiências e expressam seus pensamentos e ideias com palavras negativas, como não, nunca e não faça. Tome uma decisão consciente de se tornar uma pessoa com pensamento positivo, criando padrões de falas positivas. Dez indicações de clientes são melhores do que ‘sem reclamações’”.
“As atitudes influenciam o comportamento, mas o comportamento também influencia as atitudes. Muitas vezes foi demonstrado que a realidade está em conformidade com as crenças, sejam elas positivas ou negativas. Hoje em dia, nos negócios na Internet, é mais fácil do que nunca fingir ser uma empresa grande e madura, e novos empreendimentos bem-sucedidos não precisam fingir por muito tempo”.
Fonte: Administradores