Fundanews

Educação: reconstruir e transformar

Written by Redação | Aug 21, 2024 1:35:33 PM

Por Nívio Lewis Delgado, presidente da Fundacred

A destruição que ocorreu no Rio Grande do Sul pode ser dimensionada sob diversos ângulos. Cada um dos gaúchos sentiu na alma e lamentou de alguma maneira as vidas perdidas e os legados públicos e privados despedaçados. No entanto, no longo prazo, há outros aspectos em jogo — e que merecem atenção. Afinal, com tantos sonhos interrompidos, as pessoas necessariamente revisam seus planos e repensam prioridades.

Quando se trata de prioridade, a educação deve estar, sempre, no topo. O setor foi duramente afetado pelas enchentes: segundo o governo do Estado, mais de mil escolas foram impactadas — o que representa quase metade da rede escolar. E diversas instituições do Ensino Superior também sofreram com os alagamentos.

"É imperativo um programa de Estado envolvendo o poder público, as sociedades empresariais e o terceiro setor para incentivar parcerias e expandir as já existentes."

Com a união, sempre necessária, do setor público e da iniciativa privada, essas estruturas estão sendo reconstruídas. Mas, e o futuro dos estudantes? Seus planos para ingressar no Ensino Superior? E a possibilidade da matrícula em uma escola técnica para aprender uma profissão? Para famílias que perderam tudo, esses sonhos se tornaram muito mais distantes após as inundações de maio.

A reconstrução do Rio Grande do Sul não se resume unicamente a novas infraestruturas de tijolo e cimento. A educação possui um potencial transformador como propulsora da mobilidade socioeconômica e inclusão produtiva, e não pode ser relegada a um objetivo secundário. É imperativo um programa de Estado envolvendo o poder público, as sociedades empresariais e o terceiro setor para incentivar parcerias e expandir as já existentes. O objetivo é ampliar o acesso à educação e garantir a permanência dos estudantes nos programas de ensino-aprendizagem.

Todos podemos contribuir para essa ação coletiva. A Fundacred faz parte desse esforço, ao lado de tantas instituições e organizações brasileiras. Os desafios impostos pelas inundações serão superados. Basta que tenhamos um olhar também para que os sonhos de tantas vidas não sejam abandonados.

Confira o texto publicado em GZH