De acordo com os resultados apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira (11), O Rio Grande do Sul é o estado que obteve a maior porcentagem de instituições de ensino superior consideradas de excelência no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente a 2023.
Os dados levam em consideração o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior (IES) e vai do 1 ao 5. Conforme o levantamento do Enade, das 105 instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, 45 estão nas faixas 4 e 5 do índice.
Por estarem nas faixas mais altas, são tidas como as mais bem qualificadas. O número representa 42,86% das faculdades avaliadas do estado se destacando entre as melhores do país.
Órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Inep avaliou 2.101 faculdades brasileiras. Dessas, 548 estão nas faixas 4 e 5 do IGC, representando 26,08%. A lista conta 10 estados que superam a média nacional de quantidade de instituições com melhor desempenho na avaliação.
Fonte: CNN Brasil