O Inep divulgou novidades sobre o Enem 2024. Entre os destaques, estão medidas para promover mais segurança na identificação dos participantes.
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permitem que o estudante ingresse em programas do ensino superior, como, por exemplo, o Sistema de Seleção Unificaa (SiSU).
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as novidades para o Enem 2024 também serão incluídas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A edição de 2024 do Encceja já está em andamento.
Veja abaixo as principais novidades para o Enem 2024 anunciadas pelo Inep:
Agora, segundo o Inep, travestis, transexuais ou transgêneros queiram receber tratamento pelo nome social deverão fazer o pedido pela Receita Federal. O procedimento deverá ser feito antes do prazo de inscrição do Enem 2024.
O instituto salienta que o participante que deseja usar o nome social deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais prestadas na Receita Federal e, se for o caso, atualizá-las.
Portanto, de acordo com o Inep, estudantes com nome social não precisam mais enviar documentos que comprovem sua condição no momento do cadastro no Enem.
O Inep reforçou que, desde a edição passada, documentos digitais são aceitos. A apresentação dos documentos poderá ser feita por meio do aplicativo Gov.br.
As datas das provas do Enem 2024 ainda não foram divulgadas. Caso não haja mudanças, o exame deve ser realizado em dois domingos consecutivos.
No primeiro dia, os estudantes devem elaborar a redação e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas. No segundo dia, será a vez de 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza.
Fonte: Terra