À medida que o mundo do trabalho e as tecnologias evoluem e interagem, uma habilidade emerge como crucial para o sucesso na carreira: a influência digital.
Mas calma: não é sobre ser um influenciador nas redes sociais e criar conteúdos com o objetivo de acumular seguidores. A influência digital envolve a capacidade de informar, impressionar, inspirar e impactar seus stakeholders — colegas, clientes, gerentes e outros — no mundo virtual. Isso pode ajudar a comunicar seu valor, construir relacionamentos e avançar profissionalmente.
Assim como as empresas precisam manter uma presença digital para se conectar com os clientes, todos os profissionais devem usar essa mesma lógica.
Construir sua marca profissional no digital exige um conjunto diferente de ações e comportamentos em comparação com o ambiente presencial. A rápida mudança para os modelos de trabalho remoto e híbrido deixou muitas pessoas com pouco tempo para se preparar.
A maioria não recebeu nenhum tipo de etiqueta digital ou treinamento formal sobre como se destacar trabalhando online. Nesse sentido, desenvolver a habilidade de influência digital é essencial nesse novo mundo do trabalho, que mistura presencial, virtual e híbrido. Além disso, é uma competência relevante para quem busca novas oportunidades profissionais – ou mesmo para quem já entendeu como aproveitar o online para fazer networking.
Para desenvolver a habilidade da influência digital, siga três passos:
1. Crie sua identidade digital
No mundo de hoje, como você se apresenta no online importa mais do que nunca. A primeira impressão de alguém não é mais formada com um aperto de mãos ou uma reunião presencial; muitas vezes, é criadaa partir dos resultados de uma busca no Google ou do perfil no LinkedIn. Prestar atenção à sua identidade digital é crucial. Ela é a soma de todas as informações disponíveis sobre você online e desempenha um papel significativo em como os outros te percebem.
Para estabelecer ou fortalecer sua identidade digital, o primeiro passo é ter clareza sobre sua marca pessoal. Compreender seus valores, o que te diferencia de seus pares e quem você quer influenciar é fundamental. Depois de ter uma noção clara da sua marca, você pode criar as ferramentas necessárias para causar uma forte e autêntica impressão online.
LinkedIn
Uma das ferramentas mais poderosas para estabelecer sua identidade digital é o seu perfil no LinkedIn. Especificamente, a seção de resumo para destacar sua personalidade ou experiência profissional. Essa parte do LinkedIn será a versão mais lida do seu perfil profissional. Dedique tempo para elaborar essa parte com cuidado e use no máximo 2.600 caracteres para contar sua história.
Os melhores resumos equilibram credibilidade e simpatia. Além de destacar suas conquistas e reconhecimentos, mostre seus valores, paixões e experiências de vida. Isso te ajudará a se conectar com as pessoas de forma mais pessoal. Também mantenha seu perfil atualizado, faça conexões, interaja em publicações que te interessam e escreva posts regularmente.
Google
Quando alguém faz uma busca no Google sobre você, os resultados geralmente incluem uma mistura de conteúdo baseado em texto e multimídia — fotos, vídeos e atualizações em tempo real de suas redes sociais. Como imagens e vídeos são mais envolventes do que apenas texto, concentre-se em criar e compartilhar conteúdos que favoreçam sua identidade digital.
2. Construa relacionamentos online
As melhores oportunidades para avançar na carreira acontecem quando você interage ao vivo com seus stakeholders. Isso torna as reuniões e apresentações cruciais. Esses momentos sempre foram importantes para construir sua marca pessoal, mas reuniões virtuais e webinars em plataformas como Zoom trazem novas oportunidades e desafios únicos, que incluem a tendência dos participantes em ser multitarefas e perder o foco.
Reuniões
As reuniões permitem que você se conecte com as pessoas que deseja influenciar, compartilhe insights valiosos e construa relacionamentos. No entanto, a natureza bidimensional das chamadas de vídeo pode dificultar a transmissão de autenticidade. Em vez de tentar ser mais assertivo, foque em ser mais caloroso e pessoal. Faça contato visual com a câmera, use um tom amigável e reserve tempo para ouvir e responder aos outros de maneira atenciosa. Ao criar uma conexão mais humana, você pode garantir que sua mensagem ressoe com seu público.
Apresentações
Apresentações realizadas online precisam de uma abordagem diferente das presenciais. O ambiente virtual, com suas telas menores e potencial para distrações, exige um estilo mais envolvente. Para criar e entregar apresentações online eficazes, foque na humanidade, na narrativa e na interatividade, além de minimizar o uso de slides carregados de texto, sobrecarga de dados e detalhes excessivos.
3. Mantenha-se visível
Quando você trabalhava no escritório todos os dias, era mais fácil ganhar visibilidade, mas no mundo virtual isso pode ser um desafio. Se possível, manter esse contato pessoal é importante, mas também existem maneiras de manter a conexão no ambiente online.
Entre elas, estabelecer uma comunicação regular com seus colegas e lideranças da empresa é essencial. Ao participar de uma videoconferência ou enviar mensagens de trabalho, tente trazer a fluência e a proximidade do presencial. Além disso, aproveite suas redes (como o próprio LinkedIn) para se conectar com diferentes profissionais, marcar um almoço ou café ou participar de eventos.
Fonte: Forbes