A avaliação tem sido, desde o princípio, definida como um instrumento de aferir quanto o aluno sabe sobre um determinado tema ou conceito. Entretanto, a avaliação educacional dever ser muito mais que isto, deve remeter ao processo de verificar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos em um projeto, disciplina, componente de aprendizagem ou até mesmo em um curso.
Para isso é preciso que se reúna um conjunto de evidências de aprendizagem relacionadas com o percurso formativo do aluno.
Desde os primeiros rabiscos em uma folha de papel até as sofisticadas análises de textos acadêmicos, as evidências de aprendizagem abrangem uma vasta gama de expressões do progresso cognitivo.
A avaliação, longe de ser um evento isolado, é um processo contínuo que se alimenta das evidências de aprendizagem para fornecer insights sobre o desenvolvimento dos alunos e alcançar os objetivos de aprendizagem dos cursos.
No universo da educação, a construção do conhecimento se assemelha à edificação de um grandioso edifício. E, como em qualquer obra de engenharia, essa jornada exige pilares sólidos que garantam a estabilidade e a solidez da estrutura. Nesse contexto, a sistematização e o registro das evidências de aprendizagem assumem um papel fundamental, servindo como os alicerces que sustentam essa construção intelectual.
Tanto no modelo de ensino à distância quanto no presencial, em que as instituições de ensino utilizam diversas plataformas como meios para o ensino e aprendizagem, a tecnologia representa justamente a manifestação tangível do que os alunos aprenderam, conquistaram e compreenderam ao longo de sua jornada estudantil e educacional.
As evidências de aprendizagem desempenham um papel fundamental nos processos de avaliação. Com as plataformas de aprendizagem, os educadores podem coletar uma variedade de evidências que comprovem suas abordagens. É o caso dos resultados de quizzes, participação em fóruns de discussão, projetos colaborativos e muito mais, tudo de forma digital e organizada.
Estes espaços digitais não apenas oferecem um ambiente interativo para os alunos explorarem e aplicarem seus conhecimentos, servem também como ferramentas poderosas para os educadores documentarem o progresso dos alunos de forma sistemática e eficiente.
Hoje muito se trabalham os projetos interdisciplinares que desde 2022 são obrigatórios a partir da extensão curricularizada. Desenvolver estes projetos requer registros de evidências do processo de desenvolvimento das atividades, mostrando todo o percurso de aprendizagem e desenvolvimento de competências do estudante.
A importância de manter registros precisos de todas as evidências de aprendizagem não pode ser subestimada. Esses registros não apenas servem como uma linha do tempo do progresso do aluno, como também fornecem um meio de comunicação entre professores, alunos e suas famílias. Quando todos os envolvidos têm acesso às evidências de aprendizagem, o diálogo sobre o progresso do aluno se torna mais transparente e colaborativo, permitindo ajustes personalizados no ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno.
Essa é uma questão crucial que guia a prática educacional na era digital. A resposta reside na integração cuidadosa entre objetivos de aprendizagem claros e ferramentas digitais que suportem a coleta e análise de evidências de forma eficaz.
Ao planejar aulas, os educadores podem utilizar as funcionalidades das plataformas de aprendizagem para alinhar as atividades e tarefas com os objetivos de aprendizagem específicos.
Por exemplo, se o objetivo de aprendizagem é desenvolver habilidades de resolução de problemas, os educadores podem designar projetos desafiadores que os alunos devem resolver utilizando recursos disponíveis na plataforma.
Em última análise, as plataformas de aprendizagem e de projetos representam uma ferramenta poderosa para coletar, organizar e analisar evidências de aprendizagem. Ao integrar essas ferramentas em sua prática pedagógica, os educadores podem criar um ambiente de aprendizagem que seja autêntico, significativo e impactante para todos os alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do século XXI com confiança e competência.
Portanto, as evidências de aprendizagem podem se transformar em evidências para as IES provarem que estão preparando seus alunos para o futuro, para as competências e habilidades que a sociedade demanda hoje e amanhã. E isto é ouro!
Fonte: Desafios da Educação