Com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de escolha do curso de graduação, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançou na última sexta-feira, 19 de janeiro, a plataforma MEC Conecta. Por meio de um mapa interativo e com versão mobile, a ferramenta utiliza recursos de geolocalização e linguagem gameficada para auxiliar e informar o usuário sobre as opções de curso superior nas instituições públicas de ensino superior. A plataforma apresenta informações detalhadas sobre as instituições de ensino, áreas de formação, cursos oferecidos e formas de ingresso em todo o território nacional.
O MEC Conecta foi lançado na versão beta (de teste), a fim de ser construído com a colaboração dos usuários. A ideia é convidar estudantes, professores, produtores de conteúdo e o público em geral para registrarem sua opinião sobre navegabilidade, design e conteúdo, além de indicarem quais informações gostariam de ver na plataforma, mediante a aba “Construa com a gente”, que fica logo na página inicial ou dentro do ícone “Menu”.
A atual versão da plataforma apresenta:
Acesso – Dinâmico e intuitivo, o MEC Conecta está disponível no endereço eletrônico www.conecta.mec.gov.br. Ao acessá-lo, o usuário poderá fazer buscas pelas abas “Área”, “Curso” ou “Estado”. A navegação também poderá ser feita pelo mapa interativo do Brasil, que vai exibir as instituições de educação superior, ou pelo ícone “Confira as áreas do conhecimento”.
Apresentação – Antes do lançamento, o MEC Conecta foi apresentado para mais de 100 gestores de Comunicação de instituições públicas de ensino superior e influenciadores digitais, em reuniões on-line, na última quinta-feira, 18 de janeiro, pela plataforma Microsoft Teams.
As funcionalidades do MEC Conecta foram apresentadas por Fernando Pires Barbosa, pró-reitor adjunto de Planejamento da Universidade Federal de Santa Maria. O diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Alexandre Brasil, e o gerente de Projetos da Sesu, Rodrigo Rangel, convidaram os participantes a contribuírem para a construção da plataforma, que incluirá novos recursos já a partir dessas sugestões.
De acordo com Alexandre Brasil, o MEC Conecta visa fortalecer as universidades, bem como auxiliar os estudantes na escolha de cursos e universidades, especialmente os candidatos ao Sisu. “O que temos observado é que os estudantes precisam de um ambiente que reúna informações qualificadas sobre o acesso à educação superior, opções de cursos e profissões. O Ministro Camilo Santana e a secretária [da Sesu] Denise Carvalho têm afirmado o desejo de ampliar a participação dos estudantes da escola pública no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e oferecer mais informações para aqueles que estão interessados em ingressar em instituições públicas de ensino superior, com qualidade e equidade”, pontuou.
Fonte: Ministério da Educação