O novo secretário assume a Sesu no lugar do professor Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
"Recebo essa missão com a consciência da sua complexidade, da sua responsabilidade, mas com a confiança também de poder desempenhar um grande trabalho pelo nível de aceitação que tive do meu nome entre os reitores das universidades federais e dentro do próprio Ministério da Educação.”, disse
David cumpriu dois mandatos como reitor da UFJF, entre 2016 e 2024, e atualmente estava atuando como professor do Departamento de Finanças e Controladoria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da instituição.
A Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) é responsável pelo gerenciamento de programas como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e o Universidade para Todos (Prouni), além da coordenação do funcionamento da rede de universidades federais, formada por 69 instituições.
Entre as atribuições da pasta estão:
Os desafios elencados pelo novo secretário são os de acelerar o processo das obras que foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluindo a criação de 10 novos campi de universidades federais.
E, ainda, propor um modelo de financiamento para as universidades federais voltado à superação de questões históricas de ordem orçamentária, implantar plenamente a Política Nacional de Assistência Estudantil e superar problemas do Sistema Nacional de Seleção Unificada (Sisu).
“São debates que já estão colocados hoje na agenda do governo”, finalizou.
Marcus David é graduado em economia pela UFJF e em direito pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior. É mestre em Administração pela UFRJ e doutor na mesma área pela Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Com trajetória ligada ao ensino superior, foi servidor técnico-administrativo (TAE) da UFJF, antes de se tornar professor da Instituição. Também foi pró-reitor de Administração, pró-reitor de Finanças e Controle e diretor financeiro da UFJF; diretor financeiro do município de Juiz de Fora e presidente do Conselho Diretor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe). No período de seu reitorado, ocupou ainda a vice-presidência e a presidência da Andifes.
FONTE: G1