Um levantamento realizado com jovens do Ensino Médio em Curitiba e São Paulo mostrou que, apesar do surgimento de novas profissões da área de tecnologia e sustentabilidade, as carreiras tradicionais ainda dominam a preferência dos jovens quando o assunto é futuro.
De acordo com a pesquisa, 38% dos estudantes demonstraram preferência pelas Ciências da Natureza, que inclui cursos universitários como Medicina, Odontologia, Biomedicina, entre outros. Em segundo lugar, 30,6% dos participantes afirmaram ter interesse pelas Ciências Humanas, incluindo o curso de Direito e Psicologia, por exemplo.
A Matemática também se destacou na pesquisa, com 20,7% dos alunos demonstrando interesse na área e Linguagens e Códigos apareceu em última posição, com apenas 10,8% dos votos.
Sobre as profissões, Medicina domina a intenção dos estudantes com 22,9% das respostas, seguida por Engenharia (18,68%) e Direito (14%). Áreas como Inteligência Artificial receberam 3% das intenções dos entrevistados. Ao todo, 471 jovens do Ensino Médio dos Colégios Maristas Santa Maria, Paranaense e Glória foram entrevistados em 2024.
Na opinião do coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, Sandro Coelho, carreiras tradicionais ainda têm grande apelo entre os jovens, mas isso não descarta o uso de tecnologias e inovações tecnológicas. “Há muitos avanços tecnológicos na Medicina, na Engenharia e até no Direito. Mesmo com escolhas convencionais, é preciso estar atento às inovações e tecnologias de ponta que estão sendo usadas”, comenta.