Fundanews

Qual a melhor hora para procurar emprego?

Written by Redação | Dec 27, 2023 2:46:41 PM

Procurar emprego não é tarefa fácil para ninguém, mas pode ser mais eficiente se você construir uma boa estratégia para sua busca. 

Procurar emprego dá trabalho e gera tensão, tanto em quem está fora do mercado de trabalho quanto em quem está insatisfeito com o emprego atual. Se você fizer parte de algum desses dois grupos, veja dicas para tornar a sua busca o mais eficiente possível. 

Boas estratégias de busca de emprego

Confira algumas estratégias simples que podem melhorar as suas chances de conseguir um emprego. 

1. Mantenha seu networking ativo

Nada de entrar em contato com as pessoas só quando você estiver precisando de alguma coisa. A ideia é buscar contatos e manter sua rede viva — tanto para pedir ajuda quanto para ajudar quem estiver precisando.

2. Faça os contatos saberem que você está em busca de emprego

Ninguém deve se envergonhar por estar procurando emprego. Se você quer receber indicações, deve fazer com que as pessoas saibam da sua busca e entendam o seu perfil. 

Mande e-mail, mensagens, combine um café e converse sobre isso com pessoas que possam saber sobre empresas que buscam o seu perfil e sobre oportunidades que interessam a você. 

3. Procure vagas diariamente

Sim, você precisa estabelecer uma rotina para sua busca por emprego. Que tal se comprometer a procurar vagas todos os dias das 8 às 9 horas da manhã? 

4. Avalie os requisitos

Avalie todos os anúncios de vagas que interessam a você e observe quais são os requisitos. Quais deles você cumpre? Quais não cumpre completamente mas pode cumprir fazendo um curso online gratuito, por exemplo? Vá atrás disso! 

5. Destaque os requisitos no seu currículo

Depois de avaliar o que as vagas pedem, é hora de destacar no seu currículo todos os requisitos que você cumpre. Escreva os termos exatamente como aparecem no anúncio. 

Por exemplo, se seu currículo tem “experiência com Microsoft Office” e nos anúncios o requisito é “conhecimento avançado em Excel”, mude os termos. Isso, claro, desde que você tenha esse conhecimento da forma como é pedido. 

6. Entenda a dinâmica de publicação de vagas

Para buscar emprego de forma eficiente também é importante entender como funciona a dinâmica de publicação de oportunidades e visualização de currículos. 

Existe um melhor horário para entregar o currículo?

Sim! Se você enviar o currículo no período da manhã, a chance de ele ser visualizado no mesmo dia é maior. 

Isso porque, segundo o estudo da Vagas.com, a maior parte dos currículos enviados pelos candidatos (45%) é visualizada pelos recrutadores no período da parte, mais precisamente entre duas e cinco horas. 

E preste atenção: o intervalo entre às três e às quatro horas da tarde é o mais movimentado para abertura de currículo. 

Também vale observar que, no período da manhã, são visualizados 30% dos currículos, sendo que o intervalo mais movimentado desse período fica entre 11 horas e meio dia. 

Ou seja, o ideal é enviar o currículo até umas 10 horas da manhã, no máximo. Assim, ele tem chance de pegar os dois momentos de pico de visualização do dia.  

O que falar ao entregar o currículo?

Quando utilizamos portais de emprego, como o Vagas.com.br, normalmente não precisamos “falar” qualquer coisa ao enviamos o currículo para uma empresa.  

No entanto, quando a empresa solicita que você envie o currículo por email, vale a pena fazer uma pequena apresentação no corpo do e-mail. A ideia é que você fale resumidamente sobre sua experiência, suas habilidades e seus principais resultados (se já tiver). 

Qual o melhor momento para enviar currículo?

Não existe muito segredo: o melhor momento para enviar currículo é quando você encontra uma oportunidade que tem tudo a ver com o que você busca para sua vida profissional. 

Essa regra vale tanto para quem está empregado (mas aberto a novos desafios) quanto  para quem está fora do mercado de trabalho. 

Se você estiver empregado, Ricardo Barbosa, da Innovia Training e Consulting, alerta para alguns cuidados:

  • Não utilize o email corporativo para a sua busca e emprego;
  • Continue cumprindo as funções do seu emprego atual com responsabilidade;
  • Concentre a busca em horários e dias que não atrapalhem sua produtividade no trabalho;
  • Evite tornar pública sua insatisfação com o emprego atual e sua busca por uma nova oportunidade.

Outro ponto importante é observar se você cumpre os requisitos da vaga antes de se candidatar. Não vale a pena gastar tempo e energia enviando o currículo para oportunidades que exigem uma formação ou algum tipo de experiência que você ainda não tem. Ok que você não cumpra um ou outro ponto “desejável”, mas é importante cumprir os requisitos obrigatórios.

Quais os piores dias e horários para enviar currículo?

A pesquisa da Vagas.com indica que terça-feira é o dia em que mais vagas de emprego são publicadas — 21% do total. Em seguida, estão segundas e quintas-feiras, cada uma com 20%. Na quarta-feira são publicadas 19% e na sexta, 18%. Nos finais de semana, apenas 1% das vagas são publicadas por dia. 

Portanto, o melhor dia para enviar currículo é a terça-feira porque, claro, quanto mais rápido você for para responder ao anúncio, mais chances terá de fazer seu currículo aparecer logo nas primeiras filtragens. A lógica é a mesma para segundas e quintas. 

Podemos considerar que os piores dias são de sexta a domingo. E os piores horários devem ficar no final da tarde, quando não há mais chances de você entrar nos primeiros resultados do dia. 

Para completar, um estudo do portal Bright.com, dos Estados Unidos, aponta que o melhor dia para enviar currículo é a segunda-feira. 

Isso porque, ao analisar seu banco de dados, ele observou que 30% dos candidatos que enviaram currículo logo no primeiro dia útil da semana são chamados para entrevista. 

Qual é a melhor e a pior época do ano para buscar vagas em sites?

Dezembro costuma ser um mês mais fraco de anúncios de vagas, mas essa não é uma regra absoluta. Se você estiver em busca de emprego, deve cumprir a rotina de procurar vagas o ano todo, independentemente da época do ano.

Fonte: Contábeis