A comunicação e a oratória desempenham papéis fundamentais em ambientes profissionais e são habilidades cruciais para o sucesso individual e organizacional.
Através de uma comunicação eficaz, a transmissão de informações se torna clara e precisa, o que é essencial para evitar mal-entendidos, erros e garantir que as tarefas sejam realizadas de forma correta.
Em artigo escrito para a Fast Company, a fundadora da On Point Speaking, Vanessa Wasche, listou três dicas para aqueles que desejam melhorar sua comunicação em reuniões e apresentações
A maioria das pessoas simplesmente começa a falar sem saber como está respirando. A maneira como você respira é tão importante quanto o que você diz, afirma Wasche.
“É por isso que a respiração diafragmática é crucial. Quando respiramos diafragmaticamente, isso não apenas ajuda a relaxar a tensão, os nervos e a ansiedade, mas também ajuda a eliminar palavras de preenchimento”, explica.
Também chamada de respiração abdominal, a técnica é demonstrada em diversos vídeos, mas é, na verdade, a forma “natural” de respirar. “Quando dormimos à noite e relaxamos, o que sobe e desce? Não é o seu peito – é o seu estômago. Porém, devido a situações estressantes, passamos a respirar pelo peito, o que provoca pânico”, diz a especialista.
De acordo com ela, quando alguém adquire o hábito de respirar dessa maneira natural, não apenas começa a controlar seus nervos, mas também a eliminar algumas de suas palavras de preenchimento – como “hum”, “ah” e “tipo”.
Além disso, a respiração diafragmática também ajuda a apresentar ideias. “Na maioria das vezes, apresentamos muitas ideias de uma só vez e isso não é digerível para o nosso público. Quando usamos nossa respiração, apresentamos nossas ideias em pedaços que o público terá maior probabilidade de lembrar”, esclarece Wasche.
Esta habilidade pode ser praticada diariamente, ouvindo uma reunião, fazendo uma apresentando, ou até mesmo durante uma conversa com a família.
“Gesticular é importante e acrescenta outra dimensão à sua comunicação”, comenta a especialista.
Segundo ela, uma das melhores maneiras de aprender como você gesticula autenticamente é se tornar um observador de si mesmo, gravando suas reuniões e assistindo a si mesmo, se olhando durante as videochamadas ou, pessoalmente, percebendo quando e como você move o corpo e as mãos.
“Depois de perceber como você gesticula naturalmente, você pode incorporar isso em suas apresentações e reuniões. A energia sempre quer sair do seu corpo. Quando você não coloca essa energia em seus gestos ao falar, ela encontrará uma saída através de seu corpo”, afirma.
“Seu nome é chamado. Te fizeram pergunta. Você sobe ao palco. Você começa a falar imediatamente, mesmo sem prestar atenção no público. Este é um erro comum. A maioria das pessoas não faz uma parada rápida para realmente ‘absorver’ o que nos rodeia. Partimos antes de estarmos prontos”, comenta Wasche.
De acordo com ela, é importante separar um momento rápido para compreender o público ou avaliar uma pergunta ou resposta. “Se você responder muito rapidamente, muitas vezes você pode se antecipar e se perguntar qual era a pergunta ou começar a apresentação, deixando o público se sentindo isolado porque você não os viu”, diz.
Fonte: Administradores