Brasileiros são os mais capacitados da América Latina, segundo pesquisa
Enquanto o mercado de trabalho lida com uma rápida evolução da tecnologia, os profissionais correm contra o tempo para acompanhar as novas competências do meio corporativo. Os brasileiros, porém, já entraram no ritmo das mudanças. De acordo com relatório divulgado na quarta-feira (26) pela plataforma de aprendizagem online Coursera, o país é o mais qualificado da América Latina e do Caribe, principalmente em habilidades digitais.
Na América Latina, o Brasil é seguido por Chile, Uruguai, Peru, México e Colômbia. As pontuações de negócios individuais (66%), tecnologia (85%) e ciência de dados (85%) lideram regionalmente, enquanto México tem 54%/77%/81%, Chile, 66%/74%/83 %, e Colômbia, 50%/73%/79%, respectivamente. Globalmente, o país ocupa o 19° lugar em termos de proficiência geral em competências, atrás da Finlândia (18º), Noruega (17º) e Coreia (16º).
Na competência de Ciência de Dados, o país alcançou a pontuação mais alta na América Latina e no Caribe e a décima sétima no mundo. Só nos cursos de IA generativa, as matrículas tiveram um aumento de 1.079% no Brasil.
Para Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera, os resultados apontam para um futuro de aprendizagem e capacitação dos profissionais. “A ascensão da IA generativa sublinha a necessidade de estratégias inovadoras para construir uma força de trabalho competitiva.”
Apesar do olhar voltado para o digital, a pesquisa indica que os brasileiros também procuram uma combinação de competências humanas, como colaboração, adaptabilidade, negociação e análise de pessoas.
A capacitação se mostra importante em um cenário profissional que exige novas habilidades. Em 2023, uma pesquisa do ManpowerGroup sobre a escassez de talentos descobriu que 80% dos empregadores do Brasil encontram dificuldades para recrutar os funcionários que precisam. Enquanto isso, outra pesquisa realizada no mesmo ano pelo LinkedIn mostrou que 85% dos profissionais brasileiros estão confiantes para inserir a IA em seus fluxos de trabalho.
O relatório anual da Coursera se baseia em insights de mais de 148 milhões de alunos, de 109 países, e 7 mil parceiros institucionais na plataforma para identificar tendências regionais e nacionais em torno da proficiência em competências e oportunidades. No Brasil, são 5,8 milhões de alunos, que se inscreveram em mais de 7,7 milhões de cursos.
Fonte: Forbes