Para que uma marca sobreviva e prospere em um mercado competitivo, ela deve aproveitar o poder da criatividade e da inovação. Quando uma marca deixa de inovar, corre o risco de se tornar banal e perder seu apelo único, cedendo assim sua fatia de mercado para um concorrente mais imaginativo.
Apesar disso, poucos de nós sabem como cultivar essa criatividade em nossas marcas ou em nós mesmos individualmente. Contrariamente à crença popular, a criatividade não é um dom raro concedido a alguns poucos indivíduos “artísticos”. Em vez disso, conforme artigo da Entrepreneur, deve ser considerada uma habilidade que qualquer pessoa, incluindo você, pode aprimorar e desenvolver. Tudo o que é necessário é prática e uma compreensão mais profunda de como nosso cérebro e consciência funcionam.
Criatividade é a capacidade de gerar ou reconhecer ideias, padrões ou possibilidades para alcançar resultados novos. Tornar-se mais criativo envolve se desligar do nosso pensamento lógico e linear e abraçar a natureza não-linear de nossa consciência, tanto individual quanto coletivamente.
Para ilustrar a natureza não-linear da criatividade, vamos explorar o processo criativo em uma sequência linear de quatro etapas:
Primeiramente, devemos preparar nossas mentes com as informações, ferramentas e habilidades que queremos usar para ser criativos, normalmente com uma visão de nosso resultado desejado.
Depois de preparar nossas mentes, o próximo passo é deixar nossas ideias incubarem e se associarem livremente. Isso pode envolver contemplar nossas ideias intencionalmente e fazer algo completamente não relacionado, retornando ao esforço criativo mais tarde. Abraçar distrações positivas é incentivado!
Dado que fizemos uma preparação mental suficiente e nosso estado de espírito permite associações livres, inevitavelmente nos encontraremos com a centelha de inspiração — uma ideia nova para alcançar o resultado que desejamos.
Por fim, testamos nossas ideias. Se elas não atingirem a marca, iteramos para a etapa 1 ou 2 para refinar nossas ideias ou resultados desejados.
Como mencionado anteriormente, a criatividade é uma habilidade que qualquer pessoa pode desenvolver com prática intencional e uma mentalidade aberta. Você pode explorar todo o seu potencial criativo alinhando suas emoções, entendendo seu propósito e dando à sua mente a liberdade para explorar.
Fonte: Administradores