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Cursos superiores com avaliação satisfatória é de 26% no EAD e 38% no modelo presencial, diz MEC

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Apenas 450 cursos de ensino superior na modalidade de educação a distância (EAD) conseguiram notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC).

Número divulgado na última terça-feira (2) é referente a 2022 e representa cerca de 26,6% dos cursos EAD avaliados. No ensino presencial, mais de 38% dos cursos tiveram avaliação 4 e 5, consideradas satisfatórias nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

O CPC é um dos indicadores usados para avaliar a qualidade da educação superior do país. Esse indicador é obtido a partir do desempenho dos alunos no Enade, da qualificação do corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos (como laboratórios) da universidade. Por exemplo, quando uma universidade diz que tem um curso de direito nota 5 no MEC, é ao CPC que está se referindo.

Em 2022, foram avaliados os seguintes cursos:

- Bacharelados: Administração, Administração Pública, Ciências Contáveis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

- Tecnológicos: Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Abaixo, veja como os cursos, divididos por modalidade, foram avaliados em 2022:

- Cursos EAD
Nota 1 (insatisfatória): 93
Nota 2 (insatisfatória): 124.108
Nota 3 (Regular): 1.155.053
Nota 4 (Satisfatória): 159.529
Nota 5 (Satisfatória): 3.730

- Cursos presenciais
Nota 1 (insatisfatória): 1.322
Nota 2 (insatisfatória): 112.309
Nota 3 (Regular): 763.413
Nota 4 (Satisfatória): 584.954
Nota 5 (Satisfatória): 58.653

Entenda como é feita a avaliação

Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia as graduações (administração em determinada faculdade, por exemplo) e considera:
- O desempenho dos alunos no Enade 2022 (prova feita no início e no fim da graduação);
- A formação dos professores (se são mestres e doutores, por exemplo, e se trabalham em regime de dedicação exclusiva);
- A percepção dos estudantes sobre o próprio curso (questionário respondido no Enade);
- O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem), para avaliar o aprendizado absorvido durante o curso.

Matrículas x CPC

Nos cursos avaliados em 2022, o número de matrículas das modalidades EAD e presencial teve pouca diferença, em uma divisão de 49% e 51% respectivamente. O que chama atenção, no entanto, é a diferença nas matrículas por faixa dos cursos. Dos mais de 1,4 milhão de alunos matriculados em cursos EAD em 2022, apenas 11,3% estavam registrados em cursos de nota 4 ou 5. Se comparado com o ensino presencial também em 2022, dos mais de 1,5 milhão inscritos na modalidade, 42,3% estavam em cursos de nota 4 e 5.

Fonte: G1