Estudantes gaúchos são medalhistas na França
O Brasil ficou em 2° lugar na 47ª WorldSkills 2024, reconhecida competição mundial de Educação Profissional. A delegação nacional conquistou 8 medalhas (1 de ouro; 4, prata; e 3, bronze) e 27 certificados de excelência (desempenho acima da média). Em Lyon (França), a soma de pontos dos estudantes brasileiros deixou o país em ranking somente atrás da China. As disputas, realizadas a cada dois anos em cidade-sede diferente, aconteceram entre 10 e 15/9 com 1,4 mil competidores de 69 países.
A delegação brasileira, formada por 64 alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), disputou 56 das 59 modalidades do torneio – sendo, algumas, em dupla ou trio.
O Senac obteve 1 medalha de ouro e 1 de prata, e o Senai ficou com 3 de prata (André Luis Dono, João Lucas Gomes Guimarães e Victor Rodrigo de Freitas Ferreira); e 3 de bronze (João Luiz Diniz Carvalho, Nathan Crepaldi Rodrigues e Samuel França dos Santos).
Para o presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, que acompanhou a delegação brasileira na WorldSkills, “o evento surpreende em tamanho, beleza e presteza”. E destacou o trabalho do Senai com estudantes do RS.
Senac conquista ouro
O Senac conquistou medalha de ouro na 47ª WorldSkills Competition, na França, com a aluna Bruna Pimentel Martins (RJ, da ocupação Cabeleileiro); e prata, com Estéfany Mariana Marengoni (PR, Cuidados de Saúde). Já Paulo Colauto Bedin (Cozinha) e Maria Fronza (Florista) foram reconhecidos com medalhas de excelência.
Fonte: Correio do Povo