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Marketing digital é o mais efetivo para captação de alunos.

R1

O setor do ensino superior privado é um ambiente em constante transformação e requer investimentos em estratégias de marketing, um esforço das IES que pede análises e números. A Crátilo Educacional ouviu 43 gestores de marketing de IES do segmento privado, obtendo números e análises que oferecem perspectivas para os próximos passos.

A pesquisa (acesse) foi realizada no semestre passado, entre 2 e 10 de outubro, online. “É uma pesquisa inédita. O  objetivo foi conhecer os desafios da captação do meio de ano de 2023, para entendermos um pouco melhor o comportamento do mercado”,  afirma Bruno Barreto, CEO da Crátilo Educacional. 

O marketing digital foi o melhor meio de captação para 77% das IES. Outras 39% citaram eventos e convênios como estratégias mais eficientes e 30% mencionaram as inserções em rádios, TV, busdoor e outras mídias. 

Para Barreto, as principais percepções que trazem o estudo são:

→ Custos de aquisição de Alunos (e leads) aumentou para maioria, e está acima de R$500 para 2/3 dos entrevistados;

→ Investimento assertivo e gestão eficiente em Marketing Digital são fatores críticos de sucesso para captação

→ Instituições de menor porte apresentam maior dificuldade no atingimento dos objetivos e nos custos de aquisição

“No cenário atual, as instituições regionais que têm obtido bons resultados em número de ingressantes são aquelas que compreenderam a necessidade de profissionalizar o processo de captação,  investindo em inteligência de mercado, tecnologias e recursos humanos competentes. Com o uso das melhores práticas do setor, as marcas locais se diferenciam, aliando tradição e força de marca a resultados sustentáveis.”

Dados de nova pesquisa, realizada no primeiro semestre de 2024, sairão em breve.

Fonte: Revista Ensino Superior