O setor do ensino superior privado é um ambiente em constante transformação e requer investimentos em estratégias de marketing, um esforço das IES que pede análises e números. A Crátilo Educacional ouviu 43 gestores de marketing de IES do segmento privado, obtendo números e análises que oferecem perspectivas para os próximos passos.
A pesquisa (acesse) foi realizada no semestre passado, entre 2 e 10 de outubro, online. “É uma pesquisa inédita. O objetivo foi conhecer os desafios da captação do meio de ano de 2023, para entendermos um pouco melhor o comportamento do mercado”, afirma Bruno Barreto, CEO da Crátilo Educacional.
O marketing digital foi o melhor meio de captação para 77% das IES. Outras 39% citaram eventos e convênios como estratégias mais eficientes e 30% mencionaram as inserções em rádios, TV, busdoor e outras mídias.
Para Barreto, as principais percepções que trazem o estudo são:
→ Custos de aquisição de Alunos (e leads) aumentou para maioria, e está acima de R$500 para 2/3 dos entrevistados;
→ Investimento assertivo e gestão eficiente em Marketing Digital são fatores críticos de sucesso para captação
→ Instituições de menor porte apresentam maior dificuldade no atingimento dos objetivos e nos custos de aquisição
“No cenário atual, as instituições regionais que têm obtido bons resultados em número de ingressantes são aquelas que compreenderam a necessidade de profissionalizar o processo de captação, investindo em inteligência de mercado, tecnologias e recursos humanos competentes. Com o uso das melhores práticas do setor, as marcas locais se diferenciam, aliando tradição e força de marca a resultados sustentáveis.”
Dados de nova pesquisa, realizada no primeiro semestre de 2024, sairão em breve.
Fonte: Revista Ensino Superior