Veja como desenvolver 3 habilidades para ganhar mais e impulsionar sua carreira
Se você está em um ponto da sua carreira em que deseja ganhar mais dinheiro, mudar de atuação ou encontrar uma profissão com alta demanda e potencial, então é hora de aprender novas habilidades.
Habilidades lucrativas são altamente especializadas e proporcionam um grande valor para os empregadores ou para clientes – se quiser atuar como freelancer. Essas competências estão em alta demanda globalmente e são facilmente transferíveis entre várias indústrias, o que as torna tão importantes.
Mas talvez o mais importante, e uma das razões pelas quais essas habilidades são tão atraentes, é que na maioria dos casos, elas podem ser aprendidas e desenvolvidas online, gratuitamente, de casa, e até mesmo sem a necessidade de um diploma.
Há muitas rotas acessíveis para desenvolver essas competências por meio de trilhas de aprendizado, workshops, bootcamps e outras formas de treinamento, popularizados por plataformas de ensino a distância e desenvolvimento de carreira, como Coursera, Udemy e LinkedIn Learning.
Existem muitas habilidades nesse sentido para aprender; aqui estão três que se destacam no mercado e têm grande potencial no mercado de trabalho:
1. Inteligência Artificial
Se existe um tema que é de extrema importância para aprender este ano, é a IA. Habilidades em inteligência artificial podem aumentar seu salário em até 40%, de acordo com a Universidade de Oxford e o site de empregos Indeed. Isso demonstra o quanto os empregadores valorizam habilidades em IA, que estão sendo cada vez mais integradas nos processos e fluxos de trabalho. Além disso, há escassez de talentos com essa expertise, então esse pode ser o diferencial para garantir empregos em alta demanda e com salários atrativos.
Você pode aprender habilidades em IA gratuitamente em:
- FluêncIA, da Microsoft
- LinkedIn Learning
- IA para Todos e IA generativa para Todos, por DeepLearning.AI
- Introdução à IA Generativa, por Google Cloud
2. Análise de Dados
O relatório State of the Workforce Skills Gap 2024 da plataforma de educação online Springboard apontou que as habilidades em análise de dados são as mais demandadas pelas empresas, seguidas pelas competências em gerenciamento de projetos.
Há uma sobreposição interessante entre habilidades de análise de dados e habilidades em IA, já que ambas são necessárias para a implementação da inteligência artificial. Pesquisas mostram que cientistas de dados são os profissionais mais buscados e com maior número de vagas entre os cargos de tecnologia.
Você pode aprender sobre análise de dados e ciência de dados online e gratuitamente, em apenas seis meses.
Você pode aprender isso gratuitamente em:
- LinkedIn Learning
- Google Data Analytics Certificate no YouTube e Coursera
- AWS Data Analytics
3. Pensamento Estratégico e Crítico
Quando pensamos em habilidades lucrativas, geralmente nos vem à mente a ideia de competências técnicas, como as listadas acima. Mas isso não é a única coisa que você precisa desenvolver para progredir na sua carreira e ganhar mais. Para ter sucesso financeiro e uma carreira de sucesso, você também precisa de habilidades interpessoais, as soft skills.
O mesmo relatório da Springboard revelou que habilidades de pensamento estratégico e pensamento crítico, embora sejam competências interpessoais, estão em alta demanda. Mais da metade dos 510 líderes empresariais entrevistados afirmam que sua força de trabalho carece desse conjunto de habilidades.
Ser um pensador estratégico traz benefícios consideráveis para a sua carreira. Essas competências diferenciam um profissional e demonstram qualidades de liderança que podem levar a grandes oportunidades de negócios.
Ser proativo para desenvolver o pensamento crítico e estratégico vai trazer benefícios para todos os aspectos da sua carreira, desde decidir sobre uma nova oportunidade de emprego, até ampliar oportunidades de networking e conquistar uma promoção.
Você pode aprender isso gratuitamente em:
- LinkedIn Learning
- Strategic Thinking For Everyone Specialization, Coursera.
Fonte: Forbes