Yale oferece programa de mentoria para jovens cientistas
Estão abertas as inscrições para a turma de 2025 do Yale-Proxima Mentorship Program, cujo objetivo é ajudar no desenvolvimento de cientistas brasileiros nas áreas de ciências biológicas e biomédicas. É possível se inscrever até o dia 15 de novembro de 2024.
O programa, feito em parceria com a Universidade Yale, oferece mentoria especializada para quem deseja atuar no mais alto nível da pesquisa científica global.
A ideia da iniciativa é aumentar a diversidade no cenário acadêmico internacional, impulsionando os jovens a impactarem suas comunidades e o mundo. Para reduzir as desigualdades de oportunidades no Brasil, o programa conecta virtualmente esses jovens a pesquisadores renomados da Yale e outras instituições internacionais.
Durante 10 meses, entre março e dezembro de 2025, os participantes terão acesso a orientações personalizadas, recursos acadêmicos e várias oportunidades de desenvolvimento de carreira e networking.
Além disso, o Yale-Proxima Mentorship Program promove um ambiente inclusivo e colaborativo, incentivando a troca de experiências entre diferentes gerações de profissionais da ciência e abrindo portas para colaborações acadêmicas.
Quem pode participar da mentoria?
O programa é voltado exclusivamente para estudantes de graduação (a partir do 7º semestre), recém-formados, mestrandos e mestres nas áreas de ciências biológicas e biomédicas, e contempla suporte para desenvolvimento de projetos científicos e participação em seminários e workshops. Doutores e estudantes de doutorado não podem participar.
Como fazer a inscrição?
Para se inscrever, os interessados devem acessar este link e preencher o formulário, anexando uma biografia em vídeo (entre 1 e 2 minutos), dois breves resumos em português e inglês sobre suas experiências e expectativas, além de um currículo, histórico escolar e uma foto de alta resolução. É importante certificar-se de ter todos os documentos prontos antes de iniciar a inscrição.
“O Yale-Proxima Mentorship Program oferece não apenas conhecimento técnico, mas também a chance de construir redes e colaborações internacionais que podem moldar o futuro da pesquisa”, explica Marcelo Dietrich, professor da Yale School of Medicine e idealizador da Iniciativa Proxima — projeto fundado por pesquisadores e doutorandos brasileiros que estão nos Estados Unidos e Canadá.
A Universidade Yale, fundada em 1701, é uma das mais antigas dos Estados Unidos, e está localizada em New Haven, no estado de Connecticut.
Fonte: CNN Brasil