Como tornar o AVA da sua IES mais eficiente e atrativo aos alunos
Em tempos de expansão da educação a distância (EaD) e de oportunidades cada vez mais consolidadas no ensino híbrido, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é, inegavelmente, um grande aliado das instituições de ensino superior (IES). Por outro lado, saber como implementá-lo com eficiência e engajar os alunos pode ser desafiador.
O Desafios da Educação reuniu neste guia algumas dicas para criar um AVA eficiente e atrativo para os estudantes. E, principalmente, dispondo das ferramentas necessárias para priorizar a qualidade no conteúdo que a sua IES oferta.
Como criar um AVA eficiente?
O ambiente virtual de aprendizagem é um espaço digital pensado para o aluno desenvolver conhecimento. É lá que ficam concentrados os conteúdos das aulas, materiais de apoio, salas virtuais, fóruns de discussões e chat para contato entre professores e alunos.
Na prática. parece muito como uma sala de aula tradicional. A diferença é que no AVA a sala não está restrita a um ambiente físico. Pelo contrário, ela pode ser acessada de qualquer lugar e tem um leque maior de possibilidades agregadas pela tecnologia.
Criar um AVA que de fato seja eficiente e atrativo para os estudantes e que oportunize um bom gerenciamento para os professores requer planejamento. Em um ambiente virtual de aprendizagem, a IES tem acesso a diversos recursos, como webconferência e práticas com realidade aumentada.
O problema é quando não se sabe como extrair o melhor destas funcionalidades. Nesse caso, o tão desejado engajamento dos alunos acaba sendo comprometido. Também pode haver resistência dos professores em utilizar da ferramenta.
Para evitar esses obstáculos e explorar o potencial do seu AVA, selecionamos algumas dicas. Confira a seguir!
5 dicas que a sua instituição precisa colocar em prática
1. Faça um plano de aula
Crie um planejamento para as salas de aula virtuais com objetivos claros e indicadores de sucesso a serem acompanhados. Isso pode mudar a experiência dos alunos dentro do ambiente, além de ajudar o próprio professor a entender o que funciona e o que não funciona. Outra vantagem é que com um plano definido é mais fácil sair do básico e se diferenciar dos concorrentes.
2. Gamifique a experiência
A gamificação é uma ótima maneira de motivar os estudantes a adquirirem mais habilidades e melhorarem o processo de aprendizagem. O software de gerenciamento de aprendizagem online pode gamificar a experiência do usuário, fornecendo recursos como pontos, troféus e distintivos para promover um nível de habilidade mais alto e desbloquear novos conteúdos. A integração eficaz de tais recursos motivará os estudantes a darem o melhor de si. Não se esqueça de fazer questionários durante e no final do curso para saber o quanto aprenderam e retiveram.
3. Crie um sistema de aprendizagem multiplataforma
O objetivo principal da construção de um AVA eficiente é que os estudantes possam aprender a qualquer hora, em qualquer lugar, usando qualquer dispositivo de sua preferência. Construir uma plataforma responsiva baseada na web que suporte vários navegadores e dispositivos irá ajudar a IES a fornecer um conteúdo online que satisfaça alunos e professores.
4. Explore todos os recursos
O ambiente virtual de aprendizagem ideal dá suporte tecnológico para sua instituição oferecer experiências engajadoras em EaD. Todos os recursos da ferramenta são aliados do processo de aprendizagem e têm uma parcela de responsabilidade no engajamento dos estudantes.
O fórum de discussão é um ambiente para estimular a interação, e pode ser usado também para atividades. Já a videochamada é um recurso capaz de promover encontros dinâmicos e simultâneos de forma online.
5. Mantenha o conteúdo atualizado
Nada de montar um curso e deixar o mesmo conteúdo durante vários semestres. Por isso, atualize sempre os materiais adicionando estudos de caso e novos exercícios que os alunos possam relacionar à atualidade. Mudar os exemplos, acrescentar novos vídeos, outros textos e dinâmicas faz com que o conteúdo esteja sempre fresco.
Trabalhe também com interação ao vivo, como uma webconferência para falar de uma pauta do momento. Com tantos recursos disponíveis, chega a ser decepcionante oferecer conteúdo ultrapassado em EaD.
Fonte: Desafios da Educação