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5 razões por que profissionais 40+ podem ser grandes empreendedores

R1

Histórias de pessoas que começaram seus negócios de sucesso ainda jovens são contadas com frequência. Bill Gates, por exemplo, tinha 19 anos quando fundou a Microsoft, assim como Mark Zuckerberg quando lançou o Facebook e Michael Dell quando fundou a Dell Technologies. 

A maioria dos fundadores de sucesso, no entanto, tem uma idade média de 40 anos, de acordo com um estudo de Harvard, e os empreendedores mais velhos tendem a ter um desempenho melhor. 

Segundo um estudo publicado no jornal acadêmico American Economic Review, uma pessoa de 60 anos que inicia um novo negócio tem três vezes mais probabilidade de sucesso do que uma pessoa de 30 anos. 

Judith Humphrey, fundadora do The Humphrey Group, uma empresa de treinamento de liderança, é um exemplo disso, tendo começado sua companhia aos 43 anos. Mais de 30 anos depois, ela ainda continua forte.

Em artigo escrito para a Fast Company, Judith listou cinco razões por que profissionais com 40 anos ou mais podem ser grandes empreendedores.

 1. Experiência

“Os empreendedores de meia-idade têm sucesso porque trazem uma experiência valiosa”, afirma Judith. “Minha década de trabalho em empregos corporativos proporcionou uma base sólida para minha empresa. Durante esses anos, trabalhei para quatro empresas, escrevendo discursos para CEOs”. 

De acordo com ela, esta experiência se revelou “extraordinariamente valiosa”, lhe dando credibilidade e permitindo que ela criasse uma empresa que iria prosperar.

2. Conhecimento de mercado

“Os empreendedores em meio de carreira geralmente prosperam porque conhecem bem o mercado-alvo. Se você passar anos em um emprego corporativo, descobrirá produtos e serviços necessários e que pode fornecer”, pontua a especialista.

Em seus tempos corporativos, Judith aprendeu que os executivos queriam ser melhores na elaboração e na apresentação de seus discursos e apresentações. “Eles vinham até mim com um rascunho e diziam: ‘Você pode me ajudar aqui?’ Eu os ajudava a encontrar uma mensagem e esclarecer seus pensamentos. E ao fazer isso, vi o que acreditava ser uma oportunidade”, relembra.

“Se você está interessado em empreendedorismo, pergunte-se: ‘O que posso oferecer que as pessoas precisam e desejam?’ ‘Vejo uma oportunidade de mercado?’”, orienta. 

3. Uma forte rede de contatos

De acordo com Judith, pessoas mais experientes estão mais inclinadas a terem uma rede de contatos desenvolvida. “Depois de lançar o The Humphrey Group, ganhei negócios com os executivos para os quais havia escrito discursos. Um dos meus maiores apoiadores foi o CEO da Shell Canadá. Pedi referências a ele e ele me deu nomes de outros CEOs, dizendo: ‘Espero que você ofereça a mesma qualidade que entregou a mim’”, conta.

Uma rede de contatos forte, afirma a especialista, é a chave para o sucesso. “Você desenvolverá isso com o tempo, mas é aconselhável começar a cultivar esses contatos agora. Esses laços, e o respeito e a boa vontade que você cria, serão muito úteis quando você iniciar seu negócio”, recomenda.

4. Confiança

“A confiança, que muitas vezes vem com a idade, é outra qualidade que você precisa para ter sucesso. Essa confiança inclui acreditar em você mesmo e no que você está oferecendo”, pontua Judith.

A especialista conta que, quando dirigia pelas ruas, olhava para as mulheres e os homens de terno e dizia para si mesma: “Há um cliente”. “Senti que todos em cargos seniores comprariam o que estávamos oferecendo, assim que soubessem sobre ele. Esse é o nível de confiança exigido quando você é um empreendedor”, comenta.

Para ela, muito do sucesso vem da capacidade de olhar nos olhos dos clientes em potencial e lhes dizer o quanto eles ganharão trabalhando com sua empresa. Esse nível de confiança, declara, chega aos empreendedores em meio de carreira porque eles têm experiência, conhecimento de mercado e redes de contatos valiosas.

5. Paixão

A paixão é outro elemento vital para o sucesso – e os empreendedores mais velhos, que há muito sonham em iniciar um negócio, normalmente têm esta qualidade em abundância, declara Judith.

“Quando lancei o The Humphrey Group, eu tinha isso em mente há três anos. Sempre que minha família fazia uma viagem, minhas esperanças e planos eram objeto de conversa. Eu vivi e respirei isso muito antes de incorporar o Grupo Humphrey”, conta. “Cada aspecto do negócio fazia parte de um sonho que eu estava vivendo. Esse relacionamento intenso com sua empresa é um ingrediente necessário para o sucesso”.

Fonte: Administradores