Marca Pessoal: como vai sua primeira impressão?
Sorria, você está sendo observado! Você já sabe que a primeira impressão é muito importante. Seja quando você pensa em seus objetivos profissionais ou mesmo pessoais. Mas e sua última impressão?
Estudos mostram que 90% dos consumidores estão dispostos a compartilhar dados comportamentais para obter benefícios que tornem as compras mais baratas ou fáceis, destacando a importância de criar uma boa impressão inicial, que ressoe com os valores e expectativas do público.
Além disso, a consistência na apresentação da marca em todas as plataformas pode aumentar a receita em até 23%, sublinhando a necessidade de uma marca pessoal coesa e bem gerida desde o início.
Confira dicas para melhorar sua primeira impressão e que irão refletir na percepção de valor da sua marca pessoal:
- Confiança e apresentação autêntica: a confiança influencia a percepção dos outros sobre você. Vestir-se de maneira que reflita sua personalidade e confiança pode ser um fator crucial. Sua postura é muito importante, seu olhar, expressão corporal, aperto de mão e todo o conjunto visual que apresenta;
- Declaração de abertura clara: tenha uma declaração introdutória pronta (seu pitch). Uma boa introdução deve durar de 15 a 30 segundos e explicar quem você é, o que faz e por que é importante, de maneira sintetizada para um primeiro momento;
- Consistência nas interações: ser consistente em suas interações é vital para manter uma marca pessoal forte. A falta de consistência pode diluir sua imagem. Neste ponto, cuidado ao trabalhar sua marca pessoal online com discrepância do que seu público encontrará offline.
O que fazer se a primeira impressão não foi boa
É sempre mais custoso sair do -5 do que sair do zero; neste caso, se na primeira impressão ocorreu algo negativo, temos que corrigir (quando tivermos esta oportunidade). É verdade que nem sempre a temos, mas havendo oportunidade é importante adotar estratégias para alterar essa percepção. Isso inclui:
- Comunicação ativa: abordar quaisquer mal-entendidos ou erros diretamente e com sinceridade (se for conveniente com a situação e oportunidade);
- Demonstrar competência e confiabilidade: mostrar através de ações e resultados que a primeira impressão não reflete suas verdadeiras capacidades ou intenções;
- Construir relacionamentos duradouros: focar em construir relações de longo prazo, que possam superar quaisquer impressões iniciais negativas.
Erros comuns a evitar – fique atento!
- Falta de preparação: em reuniões empresariais, por exemplo, a falta de preparação pode ser fatal para a imagem profissional. Chegar atrasado, não estar por dentro da pauta, falar demasiado, ficar olhando o celular ou atendê-lo durante a reunião pode deixar péssimas impressões sobre você;
- Postura nas mídias sociais: evite posturas controversas ou politizadas que possam alienar potenciais clientes ou parceiros. Na dúvida, não faça. Fez e vacilou, delete. Netiqueta – etiqueta digital – é indispensável;
- Comunicação inadequada: seja no WhatsApp ou em conversas face a face, a comunicação deve ser profissional e refletir a intencionalidade que deseja projetar com sua marca pessoal. Aperfeiçoe esta competência constantemente nas suas diversas formas;
- Comportamento em locais públicos: a conduta em restaurantes, elevadores ou aeroportos deve ser sempre profissional e cortês, pois estamos sempre representando nossa marca pessoal e sempre estão nos observando. Muitos profissionais esquecem que estão em locais públicos e conversam muitas vezes dados sigilosos do negócio ou da empresa e dos clientes, sem perceber quem pode estar perto e ouvindo. Toda atenção é pouca (e não porque alguém nos observa, mas por ser um valor que cultivamos de respeito e cordialidade com todos).
Tudo importa na percepção sobre marca pessoal, e o Personal Branding é o processo que vai ajudá-lo(a) a gerir conscientemente e intencionalmente todos os pontos de contato.
Sua marca pessoal é sua “pegada no mundo” e comunica constantemente, seja no ambiente digital ou presencial. Tudo, desde a maneira como respondemos a um e-mail até como nos comportamos em um evento social, contribui para a percepção sobre ela.
Para finalizar, pergunto para você: já parou para pensar como cada ação, mesmo as menores, podem estar fortalecendo ou prejudicando sua marca pessoal? Como você pode aprimorar cada interação para fortalecer sua imagem profissional?