Onde está o egresso da sua instituição?
A PUCPR publicou a 5ª edição de seu Observatório de Carreiras e Mercado de Trabalho, com dados de 2023. É o resultado do empenho da instituição em acompanhar alunos e egressos em suas trajetórias profissionais e em traçar tendências para orientá-los. Uma ação importante no contexto em que cada vez mais os índices de empregabilidade de egressos ganham relevância nas avaliações institucionais.
Uma linguagem didática apresenta os conceitos utilizados na publicação, que inicia detalhando as tendências mundiais e as áreas do conhecimento científico e acadêmico que emergem com mais força no momento – tecnologia, meio ambiente, saúde mental –, e as entrelaça com os dados da Pesquisa de Empregabilidade, realizada com sete mil respondentes, entre alunos, egressos e empresas parceiras.
Entre as informações apresentadas, está o aumento do interesse das empresas nas habilidades comportamentais. Em 2023, o Portal de Carreiras da PUCPR registrou aumento de 23% nas solicitações por essas habilidades. A publicação destaca que as habilidades comportamentais “representam 59,08% das habilidades solicitadas pelos parceiros, contrapondo-se à queda observada nas habilidades técnicas, supervalorizadas no período da pandemia”.
Outros aspectos foram destacados, como a educação continuada – em 2021 era o 8º atributo analisado pelas empresas na hora de contratar, em 2023, subiu para 5º atributo –, e a diferença salarial entre homens e mulheres.
Entre as ex-alunas da PUCPR que responderam a pesquisa, 76,03% trabalham em suas áreas de formação, e entre ex-alunos, são 71,31%. Elas ganham substancialmente menos. Por exemplo, pouco mais de 40% dos homens atingem a faixa entre R$ 6 mil e R$ 10 mil; entre as mulheres, o percentual é de cerca de 13%, indicando que “persistem os desafios relacionados à desigualdade de gênero no mercado de trabalho” e a representação em cargos de liderança é insuficiente.
Confira a publicação da PUCPR na íntegra: Observatório de Carreira e Mercado
Fonte: Revista Ensino Superior