Vai planejar a semana pedagógica em 2024? Aqui estão algumas dicas
Antes de dar início ao ano letivo de 2024, as instituições de ensino superior (IES) reúnem seus docentes para a chamada semana pedagógica. Esse encontro costuma acontecer logo após o recesso dos professores e é uma oportunidade valiosa de dar as boas-vindas aos docentes. Mas é bem mais do que isso.
A rigor, a semana pedagógica representa um espaço privilegiado para a formação continuada dos professores. O evento possibilita a apresentação e o debate dos principais temas e práticas pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do semestre, tanto no âmbito da aprendizagem (dentro e fora da sala de aula) como nas atividades de pesquisa e extensão.
Para apoiar as IES no planejamento da primeira semana pedagógica do ano, o o portal Desafios da Educação conversou com Pedro Luiz Bulgarelli. Especialista acadêmico da Plataforma A, ele dá algumas dicas importantes sobre o evento.
Mobilização dos colaboradores
A semana pedagógica é bastante propícia para atualizar os docentes. O que pode acontecer por meio de sessões de treinamento e capacitação, especialmente quando novos recursos tecnológicos ou novas metodologias ativas estão sendo introduzidas pela IES naquele semestre.
““Serve tanto para mobilização das pessoas quanto para apresentar as novidades da IES, permitindo que se tenha um planejamento sobre a maneira mais adequada de aplicá-las no dia a dia do processo de aprendizado”, afirma Bulgarelli.
A semana pedagógica é bastante propícia para atualizar os docentes. O que pode acontecer por meio de sessões de treinamento e capacitação, especialmente quando novos recursos tecnológicos ou novas metodologias ativas estão sendo introduzidas pela IES naquele semestre.
“Serve tanto para mobilização das pessoas quanto para apresentar as novidades, permitindo que se estabeleça o planejamento sobre a maneira mais adequada de aplicá-las no dia a dia do processo de aprendizado”, afirma Bulgarelli.
Formato da semana pedagógica
A definição do formato da semana pedagógica, para atender as demandas apresentadas anteriormente, depende da perspectiva adotada pela IES. “É preciso ver qual é o objetivo estratégico da IES para aquele semestre e saber também quais os elementos pedagógicos que serão desenvolvidos durante o período para estabelecer o modelo da semana pedagógica”, diz Bulgarelli, especialista acadêmico da +A Educação.
No caso da introdução de novas soluções de aprendizagem, por exemplo, uma das opções é convidar um parceiro estratégico da IES para participar do evento – como edtechs envolvidas na produção das plataformas de conteúdo que serão aplicadas junto aos estudantes.
Esses parceiros estão capacitados para ajudar a promover a adaptação das novas soluções às práticas pedagógicas implementadas pelos docentes na rotina da aprendizagem, sempre de acordo com os objetivos da IES.
Exemplo prático
Tomemos um exemplo prático – digamos que a IES está decidida a utilizar as redes sociais no processo de aprendizagem.
Sem dúvida, é uma boa iniciativa, já que a atenção dos alunos ao smartphone é um fato incontestável. E já que os estudantes não tiram os olhos do celular, por que não utilizar esse hábito em favor do ensino?
Alternativas para isso não faltam: por que não desafiar os estudantes a produzir vídeos de YouTube ou podcasts sobre conteúdos pedagógicos? Quem sabe aplicar uma pesquisa de opinião ou um jogo de perguntas e respostas rápidas online?
Uma boa sugestão é convidar alguém que seja referência no tema das redes sociais para mostrar aos professores as potencialidades pedagógicas dessas novas tecnologias. Esse convidado poderá explicar aos professores e coordenadores quais são os pontos de convergência e as maneiras de conectar o processo de aprendizagem a plataformas, como Instagram e TikTok.
Pode ser uma referência externa – quem sabe um influencer? Ou um professor da própria IES, que tenha acumulado conhecimento sobre o mundo digital e esteja em condições de compartilhar essa experiência com os colegas.
Relacionamento com o estudante
A semana pedagógica também pode ser o ambiente perfeito para conversar sobre outras questões importantes para a IES, como o acolhimento do estudante. Afinal, a permanência do aluno na instituição é uma das razões de existir uma IES. O que fazer para melhorar a organização dos estudos dos alunos e dar-lhes o devido suporte para que estejam cada vez mais engajados no processo de aprendizagem?
Bulgarelli cita uma experiência pessoal, que viveu ao exercer a função de coordenador em uma faculdade de Educação Física. Na época, a instituição contava com uma aluna com Síndrome de Down.
“Foi realizada uma capacitação específica, tanto da coordenação quanto do quadro docente, no sentido de ampliar as perspectivas de adaptação daquela estudante. O objetivo era fazer com que ela tivesse as mesmas condições de aprender e se desenvolver profissionalmente em comparação aos demais alunos. Foi uma experiência significativa, que deu muito resultado”, afirma Bulgarelli.
Segundo ele, a discussão sobre acolhimento aos estudantes geralmente é trazida para o debate interno das IES, geralmente, quando há necessidade de uma demanda objetiva, ou seja, a necessidade de adaptação de determinados estudantes. Mas seria bem melhor que ela estivesse presente na rotina do ambiente universitário.
“Para que todos os envolvidos ganhassem confiança, o ideal seria que o tema fosse objetivo de uma facilitação continuada. Eventos como a semana pedagógica podem contribuir, e muito, para que isso aconteça”.
Professores e coordenadores unidos
Por fim, vale destacar que a semana pedagógica não abrange apenas a presença dos professores. Não só pode como deve contar com o envolvimento de coordenadores de cursos ou áreas de conhecimento. Até porque, quase sempre, esses coordenadores também ministram aulas.
Em outras palavras, a semana pedagógica é uma etapa importante na qual a IES pode colocar todas as suas instâncias pedagógicas no mesmo patamar de conhecimento e interação com as tecnologias e práticas que serão implementadas durante o semestre. “Neste sentido, [o evento] tem a característica de potencializar as forças da instituição”, complementa Bulgarelli.
Fonte: Desafios da Educação